Manifesto Consumista

Alimente com nossas dicas sua vontade de usar, ouvir, ler, saborear, e sentir tudo o que há de bom. Porque o 7º sentido é o desejo de consumir!

domingo, 10 de julho de 2011

5 Filmes Pra Assistir com o Namorado

Existe um termo chamado Chick flick que é uma gíria para designar filmes com apelo forte para o público feminino, normalmente comédias românticas. Que mulher não adora ir ao cinema e assistir um bom filme romântico num é mesmo? Mas será que todo romance é um Chick flick? Para nós, de fato, não existe gênero melhor que romance, mas já com relação aos homens nem sempre esse vai ser o seu gênero preferido, principalmente se ele for do tipo que morre, mas não dá o braço a torcer de que gostou do filme água com açúcar q você colocou. Pensando nisso, resolvi criar esse Top Five com 5 filmes essencialmente About Love mas que não são Chick flick, fugindo do estereótipo meloso+dramático+água com açúcar que os homens odeiam. Aqui vão minhas dicas:

5° - P.S. Eu Te Amo
Um filme comovente e divertido pra quem cansou dessas comédias românticas de sempre, conta a história de Holly (Hilary Swank) e Gerry (Gerard Butler), típico casal com suas diferenças, mas que acima de tudo se amam, até que Gerry acaba falecendo, deixando Holly sozinha. Ela fica no fundo do poço por um bom tempo, até seu aniversário, quando Holly então tem a surpresa de uma gravação do marido, na qual ele diz que ela receberá cartas dele aonde ele a ajudará a superar a perda. De um certo modo as cartas de Gerry vão conduzindo Holly a liberdade. É um filme bacana porque mistura bem as cenas românticas e dramáticas com os momentos cômicos. Pode até ser um filme cheio de clichês, mas o que diferencia ele dos outros é a forma como ele é conduzido. Um romance sem um mocinho que termina com a mocinha num happy end. O que vemos no filme é como um amor pode ser tão forte ao ponto de você, mesmo na hora da morte, pensar em como pode ajudar sua amada a superar a dor.

4° - O Amor Não Tira Férias
Apesar do título “espanta homens do cinema”, o filme conta à vida de duas mulheres, a americana Amanda (Cameron Diaz) e a inglesa Íris (Kate Winslet) que desiludidas com o amor, decidem trocar de casa por duas semanas para mudar de ares e superar suas decepções. Para isso a história das duas vai ser contada paralelamente. Primeiro Amanda, que não consegue chorar desde o divórcio dos pais e tem dificuldade de se apaixonar, enquanto que Iris precisa esquecer o homem por quem é apaixonada por 3 anos e que vai casar com outra. E para curar um amor, só mesmo outro. E é assim que Amanda e Iris vão conhecer Graham (Jude Law) e Miles (Jack Black), respectivamente. O que tem de diferente nesse filme de outras comédias românticas é primeiramente o mix de atores da comédia (Cameron e Jack) e drama (Jude e Kate), que combina perfeitamente, e mesmo o filme sendo longo, você nem percebe o tempo passar, acaba se identificando com os personagens e se envolvendo, e vamos combinar: Jude Law nesse filmes está imperdível! Os homens também não vão ter do que reclamar ;)

3° - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Já assisti O Fabuloso Destino de Amelie Poulain umas 10 vezes e digo a vocês: nunca vou achar um filme que consiga me encantar mais do que esse clássico. Filme francês estrelado por Audrey Tatou como Amélie Poulain, consegue ser imprevisível, romântico, fascinante e não tem como passar despercebido por ninguém. Na história Amélie descobre na parede de seu banheiro uma caixinha de brinquedos escondida há 40 anos e ela decide que vai procurar o dono dessa caixinha e a devolverá. Se isto mudar a vida dele, ela, daquele momento em diante, dedicará sua vida a ajudar as pessoas. E é o que acontece. Uma celebração aos pequenos eventos da vida que encanta pelas imagens cheias de cor e vida, pela atuação de Tatou, pelo romance delicado que surge entre ela e Nino (Mathieu Kassovitz), pela trilha sonora (que eu tenho e é simplesmente perfeita), pelo roteiro, enfim, por tudo. Ótima dica pra assistir com namorado (certeza de abraços gostosos no final do filme), mas também pra se assistir só e aprender aquelas lições de vida.

2° - 500 Dias com Ela
Na sua estréia como diretor de longas, Marc Webb (que dirigiu alguns dos melhores clipes do mundo da música) brinca com os clichês das comédias românticas, invertendo situações e personagens vividos por Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zooey Deschanel). Tom cresceu ouvindo músicas e vendo filmes de amor, supervalorizando o sentimento. Quando conhece Summer, uma nova colega de trabalho fã de Smiths, projeta nela todas suas expectativas afetivas, sendo que normalmente acontece o contrário nesses filmes. No longa nós vemos 16 meses da história de Tom e Summer que são apresentados de maneira não linear. Momentos bons, ruins e comuns alternam-se agrupados por eventos, mostrados pela perspectiva de Tom. O filme é muito criativo, divertido e original, além da trilha sonora que rola de acordo com os sentimentos de Tom ser perfeita também (mais uma que recomendo). Estilo de filme tragicômico, que foge totalmente do Chick flick por apresentar uma história de amor que não é irreal nem espetacular, apenas uma transcrição da realidade. Detalhe sensacional é aquela frase inicial do filme: "O filme a seguir é uma história de ficção. Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência. Especialmente você Jenny Beckman. Vaca". Como diria o crítico Érico Borgo, sensibilidade romântica mais contemporânea, impossível.

1° - Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança
Imagine se você pudesse apagar de sua memória toda uma recordação que te causa dor, como aquela pessoa que você amava muito, mas que depois acabou e te fez sofrer bastante? Nesse filme genial isso é possível. O filme conta história de Joel (Jim Carrey) um marido magoado por sua esposa, Clementine Kruczynski (Kate Winslet), tê-lo deletado de sua vida depois do rompimento. Inconformado, resolve fazer o mesmo e procura a mesma clínica para deletá-la também. No decorrer da operação, Joel percebe que, na verdade, ele não quer excluir Clementine de sua vida, e sim manter bem vivos em sua memória os momentos que foram felizes. O filme vai misturando os momentos ruins e os bons da relação (como em “500 Dias com Ela”), e faz com que agente se identifique com os problemas daquele casal e ao mesmo tempo nos faz torcer pra eles. É uma espécie de comédia romântica dramática com pitadas de ficção científica. Ele consegue nos fazer rir sem estardalhaço, se emocionar sem se acabar e pensar bastante. Jim Carrey está sensacional com esse personagem sério em uma atuação brilhante, conseguindo dar ao espírito de Joel toda a angústia que o personagem vive, além de Kate estar irreconhecível, mostrando sua versatilidade, e arrasando (como sempre). É inspirador!

Um comentário:

  1. Adorei os filmes indicados.Dessa lista,vi apenas "O amor não tira férias".Com sua boa descrição e análise,fica fácil a gente querer ver tipo agora todos esses filmes! Quero mto ver "Brilho eterno de uma mente sem lembrança"
    Beijo a todas e parabenizo pelo excelente post e blog.beijao Lou!

    ResponderExcluir