Manifesto Consumista

Alimente com nossas dicas sua vontade de usar, ouvir, ler, saborear, e sentir tudo o que há de bom. Porque o 7º sentido é o desejo de consumir!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Downton Abbey - 1ª Temporada

Hoje tenho mais uma dica cinematográfica pra minhas caras leitoras. Nesse caso agora trata-se de uma minissérie britânica para TV chamada "Downton Abbey".
Confesso que tive conhecimento desta série através do Emmy onde até então desconhecida (para mim, claro) superou minha favorita “Mildred Pierce” e levou para casa os Emmys de direção, atriz coadjuvante, roteiro e melhor série. Quando vi então que  se tratava de uma produção britânica, minhas preferidas, e de época, fui atrás de assistir e simplesmente me encantei.
Criada por Julian Fellowes, a série começa no ano de 1912, período pré-Primeira Guerra Mundial, onde é retratada a família Crawleys, que são proprietários de Downton Abbey desde 1772.  Na residência vivem os membros da família, alguns idosos, outros jovens; alguns apaixonados pelo lugar, outros desesperados para saírem dali e viverem suas próprias vidas. No andar de baixo está a criadagem, de quem a família depende completamente. São os empregados que mantém o lugar impecável e funcionando. Conhecem todos os segredos de cada membro da família, que mal conhecem aqueles que trabalham para eles.
As irmãs: Lady Edith (Laura Carmichael), Lady Mary (Michelle Dockery) e Lady Sybil (Jessica Brown Findlay)
A história começa com a seguinte situação: o Conde Robert Crawley não teve herdeiros homens, apenas três filhas, e sabe-se que naquele período tanto o título nobre quanto a fortuna passava para o herdeiro homem mais próximo. Até aí tudo bem, já que o herdeiro era seu primo, próximo a família. Entretanto é introduzida na história o trágico acidente do Titanic, onde por infelicidade do destino, viajava o primo herdeiro e seu filho. Assim o próximo herdeiro passa a ser um primo distante, Matthew Crawley, filho de uma mulher sem linhagem e que além de tudo, para indignação de todos, trabalha!
Matthew Crawley (Dan Stevens) e Lady Mary (Michelle Dockery)
Ao longo da história é introduzido as inovações tecnológicas e as mudanças históricas pelas quais a Inglaterra passou ao longo daquele período, principalmente a chegada da energia elétrica e do telefone. É mostrado o fim de uma era – a conquista do direito de voto para as mulheres, o nascimento do socialismo, e a imperturbável marcha da tecnologia.
Elenco dos Empregados
Muito embora possa parecer que a série faz uma exaltação à aristocracia ela, na verdade, se propõe a apresentar seu declínio. Uma transformação que deverá ser sentida não apenas na história, mas na trajetória dos personagens, através de suas ideologias e comportamentos, e até mesmo na estética da produção. Além de tudo não é só retratada a vida da família Crawley, como também a de todos os seus criados, mostrando a grande diferença entre estes dois grupos sociais e o fato de os criados saberem muitos dos segredos mais obscuros da família, enquanto a família pouco, ou nada sabe dos seus lacaios.
Ganhadora do Emmy de melhor atriz coadjuvante: Maggie Smith
A produção britânica já bateu o recorde de venda em DVD no site Amazon e também entrou para o Guinness World Records (edição 2012) por ser a primeira série britânica a conquistar 92% de aceitação crítica nos EUA. É pouco ou quer mais?
A primeira temporada, composta por sete episódios, fez tanto sucesso que garantiu uma 2ª temporada, atualmente no ar na Inglaterra. Eu que sou curiosa já olhei 2 episódios da segunda que retrata o período da guerra, e confesso que tá muito boa!
Aqui vai o trailer da primeira temporada, que está em inglês mas dá pra entender direitinho:
Pra quem ainda não teve oportunidade de assistir, a série começa a passar aqui no Brasil hoje (10/10) as 22:30h na Fox Life. Essa é minha super dica do dia e vocês não vão se arrepender!

Fonte: Veja

4 comentários:

  1. Menina,
    Ameeeei, vou assistir com certeza! =)
    Hoje às 22:30 to em frente a TV ligada na Fox!
    E nos intervalos da série, vendo Kung Fu Panda que tb adoro e passa hoje após a novela das 8. hahahah

    bjs Linee! =**
    NatáliaAlves

    ResponderExcluir
  2. CARACA,VCS NÃO DECEPCIONAM MESMO!!!
    eu estava a vir falar pra vc sobre um filme maravilhoso que assisti "Vicky Crhistina Barcelona" e propor um post p vcs..ele é meio estranho rsrs como quase todo filme de Woody Allen,e mto interessante tbm.
    E eu me encantei pois em um momento passa na cidade de Oviedo,na Espanha.
    E ai venho no blog de vcs,q está com dica de série maravilhosa,super interessante e da Europa! transmissão de pensamento total
    amei,meninas! Parabéns!!! visitem meu "flog" hehehe :*

    ResponderExcluir
  3. Assisti já esse filme "Vicky Crhistina Barcelona", no cinema na epoca q passou hauhauhauha Mto mesmo! Apesar de ter sim algun filmes de Woody Allen q eu n curto tanto, esse foi um dos q adorei! Recomendo tb!

    ResponderExcluir
  4. Ahh, não acredito, perdi a série ontem! Fiquei com muita vontade de ver, vou procurar o horário da reprise!
    Obrigada pela dica!
    Beijo

    ResponderExcluir