Manifesto Consumista

Alimente com nossas dicas sua vontade de usar, ouvir, ler, saborear, e sentir tudo o que há de bom. Porque o 7º sentido é o desejo de consumir!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Movimento Gota D'Água

Se você está se perguntando 'O que eu tenho a ver com a Hidrelétrica de Belo Monte?' vai descobrir que tem TUDO a ver! O vídeo que tá rolando em todas as redes sociais com o título 'Movimento Gota d'Água' conta com a participação de 19 atores globais e explica de forma didática a questão que vem ganhando as páginas de jornais, revistas e TV há meses e que muitos têm feito vistas grossas. Alerta, por exemplo, para o fato de a hidrelétrica vir a se tornar "a terceira maior do mundo e só ser capaz de produzir um terço da sua capacidade, porque durante oito meses do ano a região fica praticamente seca".


Encabeçados pelo ator Sergio Marone e a jornalista Maria Paula Fernandes, o movimento  está em sua primeira campanha e quer envolver a sociedade brasileira na discussão sobre o planejamento energético do Brasil pela análise do que acontece em Belo Monte. No site www.movimentogotadagua.com.br é possível tirar diversas dúvidas e assinar a petição para que a construção da usina, que deverá custar R$ 30 bilhões (isso mesmo TRINTA BILHÕES!!), seja barrada. Estão no vídeo também Maitê Proença, Bruno Mazzeo, Juliana Paes, Ísis Valverde, Letícia Sabatella, Carol Castro, Marcos Palmeira, Murilo Benício, Ingrid Guimarães, Malvino Salvador, Eriberto Leão, entre muitos outros.


Você pode ainda achar que não tem nada a ver com essa campanha, mas eu peço que pare alguns minutinhos do seu tempo pra ver o vídeo abaixo. Sua opinião vai mudar! Por que eu penso que se a população acordasse para causas socioambientais, não só essa, mas tantas outras que vemos por aí, talvez o Brasil não estivesse do jeito que tá. As pessoas têm mania de dizer que 1 só não faz nada. De fato, não faz. Faz quando esse 1 une forças com outros, podemos fazer muito!


"Pense no Brasil em que o seu neto vai crescer", pontua Ary Fontoura.
Sustentabilidade não é só uma palavra bonita usada para falar de preservação ambiental não. Um mundo sustentável é feito por ações, e essas ações começam em você!


"Belo Monte é uma relação comercial que se impõe acima da vida racional da natureza. Não afeta apenas os indígenas, mas toda a humanidade". A crítica contra a construção da hidrelétrica às margens do rio Xingu, no Pará, veio da vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú que participou do II Fórum Global de Sustentabilidade do SWU, festival de música que aconteceu na semana passada em Paulínia, interior de São Paulo.

Então cada um fazendo sua parte e não esqueçam de passar no Movimento Gota d'Água e assinar a petição. Por um mundo melhor, mais consciente e solidário.

4 comentários:

  1. Achei essa campanha com artistas bem legal. Explica bem a situação e mobiliza o pessoal a assinar a petição. Assinei já!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá brasileiros! Precisamos abraçar esta causa.

    ResponderExcluir
  3. olha, sem querer ser chato, de boa mesmo, o que vocês sabem sobre matrizes energéticas? No brasil, temos que aproveitar todas as regioes com essa capacidade. as discussões sobre essa usina estão em pauta a quase 30 anos. então antes de assumirem uma postura "ecologicamente correta" amigos, procurem se informar de verdade. Essa regiao nunca fica sem chuvas, é uma região pantaneira, fora q o video nao fala absolutamente nada coerente. há discussões sobre a usina a muitos anos, existem planos de mitigação, etc. Tomem cuidado antes de assumir o preto ou o branco! hoje em dia a escala de cinza é enorme!

    um abraço!

    marco.

    ResponderExcluir