Manifesto Consumista

Alimente com nossas dicas sua vontade de usar, ouvir, ler, saborear, e sentir tudo o que há de bom. Porque o 7º sentido é o desejo de consumir!

domingo, 18 de setembro de 2011

5 Filmes Para Quem Ama Jane Austen!

Resolvi falar de alguém hoje nesse Top 5 que definitivamente marcou a fase da minha adolescência à vida adulta. Sou leitora assídua e sempre mantenho o hábito de ter por perto um bom livro, é sagrado, mas de fato, essa autora mudou minha vida. Primeiramente, pra quem não sabe, Jane Austen foi uma grande escritora inglesa do século XVIII, sendo responsável por grandes clássicos da literatura. Seus romances são marcados pela ironia na forma de descrever os personagens, um toque de critica feminista, pois a mesma era a favor de uma educação liberal para a mulher, além de  suas obras girarem em torno de questões como o casamento por interesses e por amor. Os romances publicados de Jane foram:
  • Razão e Sensibilidade (1811)
  • Orgulho e Preconceito (1813)
  • Mansfield Park (1814)
  • Emma (1815)
  • A Abadia de Northanger (1818) - póstuma
  • Persuasão (1818) - póstuma

São muitas as adaptações de romances de Jane Austen pro cinema, mas a lista abaixo não necessariamente será uma adaptação, mas certamente envolverá o mundo da Miss Austen!

5 - Razão e Sensibilidade
O ponto de partida do filme, adaptação de romance de mesmo nome de Jane, é a morte do marido, que deixa uma viúva e três filhas. Essas, por sua vez, passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã é mais prática e racional (Emma Thompson) na forma de conduzir a situação, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva e sensível. Como em uma boa obra de Jane, o filme mostra essas mulheres em um período de repressão tentando ser mais posicionadas quanto suas opiniões sem deixar de lado as emoções, ao mesmo tempo que tentam lidar com as preocupações de se casar por amor ou por interesse. Típico Miss Austen!

4 - O Clube de Leitura de Jane Austen
Várias mulheres e um homem com personalidades bem diferentes mas com único ponto em comum, o amor pela obra literária de Jane Austen, resolvem formar um clube de leitura para discutir as seis obras da escritora inglesa. É assim que começa o 'O Clube de Leitura de Jane Austen', único filme que se passa nos tempos atuais da minha lista. Com várias situações engraçadas, o filme prende nossa atenção e discute temas dos romances de Jane além de provocar uma vontade enorme de ler todos os livros da escritora inglesa. Apesar de não se aprofundar tanto nas questões dos livros, o filme é interessante e gostoso de assistir, e para os que não conhece a escritora, é uma boa oportunidade para se interessar pelos seus livros. Recomendo ;)

3 - Emma
Adaptação do romance Emma (1815) de Jane, conta a história de Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow), uma jovem inteligente e bonita que vive com o pai, quando sua amiga e confidente Mrs. Weston (Greta Scachi) anuncia o casamento com um vizinho e a garota começa a sentir um grande vazio. A partir daí ela passa a dar uma de cupido tentando arrumar um pretendente para a desajeitada Harriet (Toni Colette), sua mais nova amiga. E entre esses encontros e desencontros amorosos se desenrola a história e a boazinha Emma vai acabar se descobrindo apaixonada por quem ela menos esperava. Qualquer semelhança com 'As Patricinhas de Beverly Hills' não é mera coincidencia!

2 - Amor e Inocência 
Honestamente não sei de onde saiu esse título brasileiro pro filme, visto que o original é 'Becoming Jane', mas fora isso, o filme é lindo. Baseado na vida da escritora Jane Austen, mostra como sua personalidade era fora dos padrões para a época e os acontecimentos que a inspiraram a escrever histórias que se tornaram clássicos. Interpretada por Anne Hathaway, o longa mostra a relação amorosa de Jane com o personagem de James McAvoy, que deixa óbvia a inspiração para escrever "Orgulho e Preconceito". Outro ponto é a relação de amizade e cumplicidade que Jane tinha com sua irmã, fator muito presente nos seus livros. É um filme muito válido pra conhecer a vida dessa admirável escritora, mas não o confundam com um livro de Jane onde o final é sempre feliz.

1 - Orgulho e Preconceito
Essa adaptação do livro de Jane Austen é simplesmente a melhor de todos os tempos. É meu filme e livro favoritos, me apresentaram Jane e seu universo, é inspirador e já vi umas mil vezes, então não estranhem minha empolgação! Protagonizado por Keira Knightley, como nossa adorada e mais que perfeita Elizabeth Bennet, e o my dream Matthew Macfadyen como o sério Mr. Darcy, o filme traz uma Sra. Bennet (Brenda Blethyn) que só pensa em ver suas cinco filhas casadas e seguras, já que quando seu já velho pai (Donald Sutherland) falecer, as mulheres não terão direito aos seus bens, que serão todos herdados por um primo distante, e cômico, Sr. Collins (Tom Hollander).
Por isso, a chegada do solteiro e rico Sr. Bingley (Simon Woods) juntamente com seu reservado amigo Mr. Darcy, à região causa alvoroço na família. Enquanto Sr. Bingle se encanta imediatamente pela irmã mais velha de Elizabeth, esta passa a ter antipatia por Darcy que se mostra anti-social e orgulhoso. Mas nem tudo é o que parece né?
Este filme não é um drama de época, como muitos podem pensar. Ele tem elementos cômicos, narração ótima, cenários lindíssimos e passagens marcantes! A versão brasileira segue o puritanismo do livro e não contém uma cena que nós, mulheres modernas, mas ainda bastante românticas, adoraríamos ver, mas pra quem tem o DVD recomendo o final alternativo. Como diz Marcelo Forlani "Orgulho e Preconceito tem ainda um trunfo final: consegue deixar o espectador com vontade de sair da sala e ler o livro. Quantas outras adaptações têm este poder?"

Um comentário:

  1. Orgulho e Preconceito vai passar terça-feira às 22h na TNT. ;)

    ResponderExcluir